O que é úlcera péptica?

Úlcera é o termo usado para designar lesões abertas com perda de tecido. A úlcera péptica é uma lesão (ferida) que ocorre na mucosa do trato gastrointestinal, principalmente no estômago e no duodeno (porção inicial do intestino). Acredita-se que até 10% da população apresentará uma úlcera péptica em algum momento da vida.

Como a úlcera gástrica aparece?

Ela surge quando há um desequilíbrio entre os fatores agressores e os protetores da mucosa gastroduodenal.

estômago produz ácido clorídrico e outras substâncias para fazer a digestão dos alimentos, mas essas mesmas substâncias podem ser as responsáveis por iniciar o processo de lesão à mucosa quando não existe a predominância dos mecanismos de proteção. O muco produzido pelas células do estômago, a secreção de bicarbonato (que neutraliza o ácido) e a descamação constante da mucosa gástrica são alguns dos fatores de proteção. Estes mecanismos protetores são controlados pela produção de prostaglandinas.

O uso de alguns medicamentos, como os anti-inflamatórios, inibe a produção das prostaglandinas, comprometendo a proteção do estômago e do duodeno. A infecção por uma bactéria, conhecida como Helicobacter pylori, é uma das principais causas de úlcera.

Mais de 90% das úlceras do duodeno e cerca de 70% das úlceras do estômago estão associadas ao Helicobacter pylori.

Os anti-inflamatórios não hormonais (AINHs) estão associados a menos de 5% das úlceras do duodeno e a cerca de 30% das úlceras do estômago. Menos de 1% das úlceras pépticas estão relacionadas a causas raras como a síndrome de Zolliger-Ellison, a doença de Crohn e a tuberculose, ou têm causa desconhecida.

Não existe comprovação científica de que alimentos como café, refrigerantes, leite, álcool e condimentos favoreçam o desenvolvimento de úlcera péptica. Da mesma forma, o fator psicológico, que acredita-se estar envolvido, também não foi confirmado.

Quais são os fatores de risco?

• Uso de aspirina (ácido acetilsalicíclico) e AINHs
  • Infecção pelo Helicobacter pylori
  • Gastrite crônica
  • Fumo
  • Aumento da idade
  • Ventilação mecânica (uso de aparelho para respirar artificialmente, por exemplo os usados por pacientes em estado grave em unidades de terapia intensiva)
  • História familiar de úlcera péptica

O que sente uma pessoa com úlcera péptica?

Uma úlcera pode ser assintomática ou apresentar como sintoma principal uma dor abdominal em queimação, principalmente na região central superior do abdome (“boca do estômago“). Esta dor pode:

• Acordar a pessoa durante a noite
  • Ser aliviada com anti-ácidos ou alimentos não irritantes ao estômago
  • Ser mais intensa se a pessoa está de estômago vazio

Ela é pior antes das refeições e algumas horas (2 ou 3) após a alimentação.

Outros sintomas que podem estar presentes são:

• Azia
  • Náuseas
  • Indigestão
  • Vômitos. Caso uma pessoa com úlcera apresente vômitos com sangue, ela deve procurar assistência médica imediata, pois isso pode ser um sinal de sangramento da úlcera.
  • Perda de peso não intencional
  • Fadiga

Como é feito o diagnóstico da úlcera do estômago?

Um clínico geral ou um gastroenterologista, deve revisar os sintomas, perguntar sobre o seu histórico de saúde e sobre alguns dados de doenças gastrointestinais na sua família, além de fazer um exame físico. Provavelmente deve ser solicitada uma endoscopia digestiva alta com biópsia.

endoscopia usa um tubo flexível (endoscópio) inserido através da boca que vai até o estômago e permite a visualização da úlcera. Durante o exame pode ser feita uma biópsia, que retira um pedaço de tecido durante a endoscopia e manda este material para um laboratório para ser examinado. Verifica-se se existem células cancerosas ou se há uma infecção por Helicobacter pylori.

Outro exame que pode ser realizado é uma radiografia contrastada do tudo digestivo.

Como é o tratamento da úlcera gástrica?

Os objetivos do tratamento são o alívio da dor, a cicatrização da úlcera e a prevenção das complicações. O tratamento também pode evitar a recorrência da doença.

Para pessoas com infecção pelo Helicobacter pylori, o tratamento geralmente inclui dois antibióticos por 7 a 10 dias (os mais usados são a claritromicina e a amoxicilina). Muitas vezes o antibiótico é associado a um bloqueador H2 ou a um inibidor da bomba de prótons como o omeprazol, o lansoprazol ou o pantoprazol. Estes medicamentos irão suprimir a secreção ácida.

Aqueles que não têm infecção por Helicobacter pylori podem receber prescrições de antiácidos, bloqueador H2 ou inibidores da bomba de prótons. O tratamento geralmente dura de 6 a 8 semanas, mas um tratamento de longo prazo pode ser necessário em alguns casos.

Quando há sangramento da úlcera, uma endoscopia digestiva alta pode controlar o sangramento na maioria das vezes.

Para pessoas que não respondam ao tratamento com medicamentos ou endoscopia, uma cirurgia pode ser recomendada.

E quanto ao prognóstico?

A maioria das úlceras são curadas com o uso de medicação em 6 a 8 semanas. Elas respondem bem ao tratamento. A recorrência é comum, mas é menos provável se a infecção pelo Helicobacter pylori é tratada e as medicações que bloqueiam a secreção ácida são usadas de forma continuada.

Você pode ajudar a reduzir a chance de recorrência usando todas as medicações que seu médico prescrever de maneira correta.

Existem complicações da úlcera gástrica?

As possíveis complicações são:

• Sangramento: hemorragia que pode manifestar-se por vômitos com sangue ou sangue nas fezes
  • Perfuração no estômago: buraco no estômago causado pela úlcera
  • Obstrução: cicatrização da úlcera que pode impedir a passagem de alimentos
  • Malignização: a úlcera no duodeno apresenta uma incidência muito pequena de malignidade. No entanto, 5% das úlceras no estômago com aparência benigna revelaram-se maligna. Cerca de 2-3% das úlceras gástricas podem originar um câncer de estômago, por isso devem ser corretamente tratadas e acompanhadas.

Essas complicações podem ser tratadas com medicação, endoscopia ou (em raros casos) com cirurgia.

O que fazer para prevenir uma úlcera de estômago?

• Caso você apresente fatores de risco para desenvolver úlcera no estômago, tenha cuidado ao usar aspirina (ácido acetilsalicílico) ou AINHs. Pergunte ao seu médico se você precisa evitar medicamentos que agridam o estômago.
  • Todas as vezes que for necessário usar  AINHs, tome-os após a ingestão de algum alimento para evitar a irritação no estômago. Pergunte ao médico se você pode substitui-los por acetaminofeno ou paracetamol.
  • Evite o fumo e o álcool. O fumo dificulta o tratamento da gastrite e a cicatrização da úlcera. E o álcool estimula a secreção de ácidos.

Pode ser importante fazer outras modificações no seu estilo de vida:

• Ter uma dieta equilibrada fazendo 4 a 6 refeições ao dia com intervalos regulares, seguindo os alimentos orientados por seu médico.
  • Evite café, refrigerante, comidas ácidas como frutas cítricas, alimentos condimentados, frituras ou bebidas alcóolicas, pois eles podem agredir a mucosa do estômago.
  • Prefira alimentos com pouco açúcar, pois doces aumentam a secreção ácida.
  • Alimentos e líquidos muito quentes irritam toda a mucosa do sistema digestivo. Antes de comer, espere que eles esfriem um pouco.
  • Coma devagar e mastigue bem os alimentos. A digestão começa na boca. Assim você estará ajudando o estômago a fazer o seu trabalho.
  • Procure ter boas noites de sono.
  • Exercite-se como recomendado por seu médico.
  • Caso você continue tendo sintomas ou eles comecem a incomodar mais, fale com um médico.

Fonte: ABCMED