O que são gastrites?

Gastrite é uma inflamação do revestimento mucoso do estômago, devido a algum agente agressor. Pode ser aguda ou crônica.

As gastrites agudas são de abordagem mais simples porque em geral são de instalação súbita, desaparecem rapidamente e são mais facilmente relacionadas a um agente agressor. As gastrites crônicas atróficas ocasionam uma sensível redução do ácido gástrico, com prejuízos para a digestão dos alimentos.

Quais são as causas das gastrites?

As gastrites agudas são causadas por elementos que agridem a mucosa gástrica como certos medicamentos (ácido acetilsalicílico, certos anti-inflamatórios, corticoides, etc.), bebidas alcoólicas, substâncias corrosivas (ingeridas acidentalmente ou não), álcool, alimentos contaminados, etc. Outras causas mais raras são enfermidades como a sarcoidose e a doença de Crohn.

A hemorragia digestiva alta, que pode ocorrer na gastrite aguda, dá-se em virtude de estresse prolongado em pacientes com queimaduras extensas, politraumatizados ou com septicemia.

As gastrites crônicas se devem a vários fatores agressores. O Helicobacter pylori, bactéria que pode causar úlceras no estômago, e o refluxo da bile, por exemplo, podem causar gastrites crônicas.

Quais são os sinais e sintomas das gastrites?

Muitas gastrites crônicas são assintomáticas. Mas nelas e nas gastrites agudas, com mais frequência, pode haver alguns dos seguintes sintomas: dor, azia (ou “queimação”), mal-estar gástrico, sensação de plenitude gástrica, dispepsia, perda de apetite, diarreia, ardência na língua (glossite), irritação nos cantos dos lábios e, mais raramente, hemorragiadigestiva superior.

Como o médico diagnostica as gastrites?

A história clínica do paciente pode ser suficiente. O médico procura conhecer os hábitos alimentares do paciente, que medicamentos ele está usando, se consome bebidas alcoólicas ou se tem outras doenças já diagnosticadas.

Os dados clínicos podem ser complementados pela endoscopia digestiva alta, que não só permite a visualização direta da mucosa gástrica, como permite a aplicação de tratamentos tópicos. Muitas gastrites crônicas nada mostram visualmente e o diagnóstico só pode ser feito ao microscópio, por meio de biópsia da mucosa.

Como é o tratamento das gastrites?

O tratamento das gastrites depende de suas causas, mas no geral implica em afastar os fatores agressivos e aplicar medicações que reduzem, inibem ou neutralizam o suco gástrico.

Nos casos de gastrites crônicas ou em casos de sangramento pode ser aplicado algum tratamento tópico por via endoscópica.

Algumas orientações úteis para quem sofre de gastrite:

• Comer em pequenas quantidades, várias vezes ao dia.
  • Mastigar bem os alimentos.
  • Evitar os “fast-foods”.
  • Não consumir bebidas alcoólicas.
  • Evitar alimentos gordurosos ou condimentados, frituras e doces concentrados.
  • O consumo de café ou de outras bebidas que contêm cafeína não é contraindicado.
  • Cuidados devem ser tomados para reduzir a transmissão de agentes infecciosos.
  • Caso precise fazer uso de alguma medicação que agride a mucosa do estômago, procure proteger antes a mucosagástrica. Para isso, procure a orientação de um clínico geral ou de um gastroenterologista.
Fonte: ABCMED