O que é diverticulose?

diverticulose (ou doença diverticular) é uma doença estrutural da parede intestinal que forma grande número de pequenas bolsas (de 2,5 mm a 2,5 cm) parecidas com a ponta de um dedo de luva, projetadas para fora da parede dos intestinos, chamadas divertículos. Esses podem localizar-se em qualquer parte do trato intestinal, mas ocorrem com maior frequência no intestino grosso. Os divertículos podem inflamar, gerando uma diverticulite.

Quais são as causas da diverticulose?

diverticulose afeta quase 50% dos indivíduos com mais de sessenta anos, incidindo igualmente em homens e mulheres. Os divertículos geralmente ocorrem no intestino grosso, mas afetam principalmente o cólon sigmoide, devido às contrações mais fortes desse segmento intestinal. Essas contrações, combinadas com a presença de constipação intestinal, resultam no aparecimento mais fácil desses divertículos. Alguns fatores parecem colaborar com a emergência deles: o mau funcionamento do intestino, o aumento da pressão no interior do cólon, a idade avançada, o sedentarismo, uma dieta pobre em fibras e a predisposição genética. Em geral, eles emergem no ponto em que a artérianutriente atravessa a massa muscular da parede do intestino, interrompendo a sua integridade.

Quais são os principais sinais e sintomas da diverticulose?

diverticulose pode permanecer assintomática ou apresentar queixas inespecíficas, como dores abdominais, eliminação excessiva de gases, diarreia ou prisão de ventre. Em caso de diverticulite, os sintomas podem tornar-se mais intensos e apresentar dor aguda na parte esquerda do abdomefebrenáuseasdiarreia com muco, pus ou sangue.

Como o médico diagnostica a diverticulose?

A primeira aproximação diagnóstica da diverticulose é feita pela análise das queixas dos pacientes e dos exames complementares, entre eles a radiografia do intestino grosso. Também a tomografia computadorizada representa um grande auxílio diagnóstico. Uma colonoscopia permite que o médico veja diretamente o interior do intestino e dessa maneira é determinante para diferenciar a diverticulose de outras doenças intestinais.

Como o médico trata a diverticulose?

Em muitos casos a diverticulose permanece silenciosa e assintomática e se for ocasionalmente detectada pode ser tratada apenas através de modificação da dieta, complementação alimentar com produtos contendo fibras e aumento do consumo de água. Quando sintomática, a diverticulose complicada por uma diverticulite, requer o uso de medicações específicas, como os antibióticos, antiespasmódicos e anti-inflamatórios, dieta leve e repouso. Em pacientes que não melhoraram com o tratamento clínico, a cirurgia pode ser necessária.

Como evolui a diverticulose?

A grande maioria dos casos de diverticulite evolui para a cura, mas pode complicar formando abscessos ou gerando perfurações intestinais.

Quais são as complicações possíveis da diverticulose?

Os divertículos não são perigosos, mas se acumularem detritos alimentares ou fezes facilitam a proliferação de bactérias e podem dar origem à diverticulite. Embora a maior parte dos indivíduos possa ter uma diverticulose sem apresentar sintomas ou complicações, cerca de 20% deles apresentarão complicações, como diverticulite, por exemplo, ou outras ainda mais sérias.

Outras complicações possíveis são sangramentos e formação de abscessos ou fístulas, com a inflamação em seguida de todo o abdome (peritonite).

Fonte: ABCMed