A colonoscopia é um exame endoscópico que permite a visualização do interior de todo o cólon e parte do intestino delgado (íleo terminal). Após posicionamento apropriado, o aparelho será introduzido suavemente através dos segmentos intestinais, permitindo o exame cuidadoso de toda a mucosa. Para melhorar a visualização, é necessário injetar pequenas quantidades de ar dentro do intestino, o que pode causar um pouco de cólica. Se durante o procedimento o médico achar que uma área necessita de maior avaliação, ele irá realizar uma biópsia (retirada de uma pequena amostra da mucosa do cólon), para ser analisada.

Outra condição que poderá ocorrer é a remoção de pólipos durante o exame. Os pólipos são removidos sempre que possível e enviados para análise.

Colonoscopia e polipectomia são geralmente seguras. Complicações após colono são incomuns; mas é importante reconhecer sinais precoces de possíveis problemas.

Uma possível complicação é perfuração, ou úlcera na parede intestinal, que poderá precisar de cirurgia.

Sangramento pode ocorrer no lugar da biópsia ou polipectomia, mas é geralmente mínimo. Pode parar espontaneamente ou ser controlado através do colonoscópio; raramente requer tratamento posterior.

colonoscopia